Alguns moradores de Ijuí devem ter notado um barulho diferente nesta noite. Era a buzina do Trem Maria Fumaça Mallet, que passou novamente pelo município, proporcionando muita alegria e diversão na comunidade, que formou filas para prestigiar a atração.
Principal transporte no passado, a máquina passou por diversos locais de Ijuí com toda sua estrutura, decorada com luzes de led.
A locomotiva, movida a vapor, já havia cruzado pelo município na última terça-feira, 04, e integra o projeto ‘Nos Trilhos do Natal’, desenvolvido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e pela concessionária Rumo Logística.
A Maria Fumaça Mallet foi construída na década de 50 nos Estados Unidos. O modelo transportou por quase 30 anos o carvão extraído de Minas, no interior catarinense, para o Porto de Imbituba, em São Paulo. Em 1977, a Maria Fumaça saiu de operação.
Agora, depois de ser restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) em parceria com a empresa Rumo, a locomotiva roda o país em eventos turísticos para manter nos trilhos a própria história.
Nesta noite, o Trem de Natal permaneceu por volta de duas horas parado na Estação ferroviária de Ijuí, e teve até presença do Papai Noel, que completou a diversão da criançada. A comunidade teve a oportunidade de fotografar e conhecer o interior da máquina.