A segunda edição da Copa RS, maior torneio de futebol amador do Estado, organizado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) com a chancela da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi aberta neste domingo (21), com a realização de três jogos realizados no Estádio Sady Schmidt, em Campo Bom. Recheado de ex-atletas profissionais, o Esporte Clube Barnabé, de Gravataí, foi o primeiro vencedor do dia, ao golear o Esporte Clube Cruzeiro, representante de Cachoeirinha, na categoria master, por 4 a 0. O time do Respeito e Igualdade, de Torres, e o Campo Bom, jogando diante da sua torcida, foram os outros vencedores do domingo.
Na cerimônia inaugural da Copa, o secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, destacou o trabalho executado pelo governo do Estado para que a competição tivesse continuidade após uma primeira edição exitosa. “A gente começou em junho do ano passado a trabalhar passo a passo para chegar a esse momento importante, que é a abertura dessa segunda Copa RS. A primeira já foi um sucesso e, agora, conseguimos aumentar o número de times e de categorias”, afirmou o titular da pasta. A competição reúne 162 equipes de 82 municípios, sendo 72 times na categoria Livre (acima de 18 anos), 66 em Veterano (a partir de 40 anos) e 24 na categoria Master (acima de 50 anos e novidade desta edição).
As equipes do tradicional Esporte Clube Cruzeiro e do Barnabé entraram em campo pela manhã, em jogo da categoria master. Com ex-jogadores profissionais como Ederson Fonfonka e Marcelo Mabília, o Barnabé comandou as ações da partida e venceu por 4 a 0, com três gols de César e um de Ademir. O destaque do jogo foi o atacante Cesar Augusto Sant’Anna, que marcou três gols. Ele também foi jogador profissional de futebol, tendo atuado por 14 anos seguidos no exterior, em países como Suíça, Itália, Áustria e China.
Na rodada dupla da tarde, o primeiro jogo, na categoria veteranos, reuniu as equipes do Respeito e Igualdade de Torres e do Farroupilha de Rolante. Em jogo apitado por Anderson Farias, árbitro do quadro da CBF e da FGF, os torrenses venceram por 3 a 1, gol de Davi, Jeferson e Emerson, enquanto Fernando marcou para o Farroupilha. Apesar do resultado, o jogo foi bastante equilibrado, com o time de Torres chegando aos gols da vitória aos 43 e 49 minutos da etapa final.
Às 15 horas foi a vez do time da casa pisar no belíssimo gramado do estádio Sady Schmidt. O Campo Bom enfrentou o Botafogo, de Sapucaia do Sul, pela categoria livre, e venceu por 2 a 0, gols de Tainã, aos 22, e Gisnei, aos 44, ambos no primeiro tempo. Gabriel Camargo Moreira, do quadro da FGF, foi o árbitro.
A Copa RS prossegue com sua primeira rodada da primeira fase no próximo domingo, dia 28, com a realização de 49 jogos pelas categorias livre, veterano e master.
Confira os resultados da rodada especial de abertura:
Master – Barnabé (Gravataí) 4 x 0 Cruzeiro (Cachoeirinha)
Veterano – Respeito e Igualdade (Torres) 3 x 1 Farroupilha (Rolante)
Livre – Campo Bom (Campo Bom) 2 x 0 Botafogo (Sapucaia do Sul)
Copa RS de Futebol Amador – Realização e organização: Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), Apoio: Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Execução: Grupo Telos
Texto: Ernani Campelo (Grupo Telos)
Fotos: Leandro Monks (Divulgação/Grupo Telos)