A política de preços executada pela Petrobras, é onerosa ao consumidor, porém necessária. Foi isso que disse o presidente do Sulpetro, sindicato que representa os donos de Postos de Combustíveis, no Rio Grande do Sul, João Carlos Dal’Aqua, em entrevista à Rádio Progresso. Conforme o presidente a construção dos preços dos combustíveis passa por diversas variantes.
O maior peso nas bombas dos postos é dos impostos que atingem quase 50% do valor cobrado ao consumidor. Dal’Aqua disse que a política de preços pra praticada pela Petrobrás está correta, segundo ele, é necessário seguir a flutuação internacional do Barril do Petróleo.
Uma política contrária a essa, como observada em anos anteriores poderia derrubar a estatal, disse o presidente. O Sulpretro ressalta que os donos de postos de combustíveis são o elo mais fraco dessa corrente, sendo apenas um repassador dos reajustes.
Sobre a Greve dos Caminhoneiros divulgada para ocorrer hoje em todo o País, Dal’Aqua ressalta que este movimento seria ainda mais prejudicial para a economia já fragilizada pela Pandemia. A única alternativa, conforme o presidente são os governos reverem a sua política de tributação sobre o produto. Só este movimento poderia acarretar numa diminuição dos preços ao consumidor.