Busca rápidaX

Tristeza parasitária bovina pode afetar severamente animais no atual período

30 de janeiro de 2023

Os bovinos podem apresentar, no atual período do ano, maior incidência de tristeza parasitária. Conforme e médica veterinária, Geovana Kinalski, a fase entre o fim da primavera e o verão é quando pode aparecer mais a doença, causada por dois parasitas que infectam o sangue e podem aparecer juntos ou de forma isolada.

A transmissão acontece por meio de carrapato, moscas, mutuca, transfusão de sangue, seringas ou outros materiais contaminados. A veterinária alerta que os principais sintomas da tristeza bovina são anemia, mucosa branca ou amarelada, febre de cerca de 41 graus, perda de apetite, queda brusca da produção de leite, urina escura e isolamento do animal nas propriedades.

O diagnóstico se dá através de exames laboratoriais de sangue. A Unijuí faz o exame. Para evitar a doença existem algumas alternativas, como brincos, repelentes e banhos no animal com princípio ativo que repele os parasitas. Outra orientação é que os agricultores controlem a infestação de carrapatos nas pastagens, a fim de evitar que fiquem nos animais e, consequentemente, transmitam a doença. Ontem pela manhã, 29, Geovana Kinalski falou sobre tristeza parasitária bovina no programa Progresso Rural da RPI. Abaixo, confira na íntegra o Progresso Rural de ontem.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Foto: milkpoint.com.br