As férias de inverno estão se aproximando e existem muitas opções de lazer para se fazer nesse período. Leitura, filmes, jogos online como o monopoly live, ou viajar a turismo são algumas delas. Por nos colocar em contato direto com a natureza e com nossas raízes, e ter custos acessíveis, o turismo rural é uma opção que vem ganhando popularidade entre os brasileiros, sobretudo na região do sul do país.
No inverno, o sul do país se transforma num pedacinho da Europa, com temperaturas que chegam abaixo de zero. Selecionamos alguns roteiros imperdíveis de turismo rural nessa região. Confira!
Agroturismo em Gramado
Um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, Gramado soube aproveitar as belezas naturais, hábitos e costumes herdados de seus imigrantes italianos e alemães, despertando-se para um novo nicho turístico: o agroturismo
O visitante é convidado a subir a bordo da charmosa Princesinha, um ônibus Chevrolet Apache 1958 reformado e escolher três diferentes roteiros pela região: “Raízes Coloniais”, “Tour no Vale” e “O Quatrílho”.
Caminhos da Colônia
35 km por estradas que misturam asfalto e chão batido percorrendo locais bucólicos e pitorescos ao encontro da cultura dos imigrantes italianos. O roteiro é integrado com os municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha, repleto de belas paisagens e boa gastronomia.
Por ter ficado isolada das grandes rodovias, a região acabou preservando imagens que relembram a imigração, especialmente na arquitetura, na culinária e no dialeto Vêneto que ainda é falado em todas as famílias.
Caminhos de Pedra
Com 12 km de extensão, o roteiro na área rural de Bento Gonçalves oferece cultura, gastronomia e arquitetura. As centenárias casas de pedra da rota incluem moinhos, cantinas coloniais, casa de massas caseiras, teares, casa de doces e muito mais, além das experiências de vida dos imigrantes e seus descendentes, um resgate constante da herança cultural.
Vale dos Vinhedos
Localizado na Serra Gaúcha e inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, em harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos de alta qualidade.
Rota de Sabores e Saberes
Para mostrar aos visitantes os encantos de Ajuricaba, perto de Ijuí, os produtores rurais se uniram e desenvolveram uma rota de turismo apelidada de Sabores e Saberes. O ponto de partida é a praça da cidade, onde um painel pintado por um artista local conta a história do município e a evolução da agricultura.
O roteiro continua por estradas de chão até a queijaria Uhde, agroindústria abrigada em uma casa de estilo alemão erguida em 1956 pela família Wagner. O roteiro prossegue entrando na mata fechada, passando pela cachoeira Linha 24, um dos principais pontos turísticos de Ajuricaba. A parada final é no Sítio Jardim Tropical, casa de chás construída em 1980 pelo alemão Imanuel Golip Fuurh, que buscava paz e aconchego junto à natureza.