O município de Ijui está trabalhando diversos projetos a médio e longo prazo, voltados ao turismo. A constatação foi feita pelo Chefe da Coordenadoria Municipal de Turismo, Vanilson Silveira, em entrevista à Rádio Progresso.
Ijuí faz parte da rota das águas, culturas e sabores, além de um plano de trabalho para lançar um roteiro com o “caminhos do patrimônio”, com o objetivo de mostrar a história de muitos pontos de turismo.
Citou que no turismo urbano existem vários prédios históricos, igrejas, praças, entre outros. Na parte rural existem atividades em propriedades do interior, como o “Turistando na Colônia”, que tem a gestão dos produtores rurais de Ijuí, em parceria com a secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Sindicato Rural e Senar, fizeram um curso de formação, com o objetivo de se capacitar para organizar estas visitas pelo interior.
O Turismólogo disse que o turismo em Ijuí possui esta vocação para o turismo rural, mas muitas vezes há esta dificuldade em função da necessidade de ter esta capacitação para receber pessoas diversas nas propriedades rurais. Como Ijui é a Capital Mundial das Etnias, a coordenadoria elaborou um material de divulgação turística do município.
Este material está disponível na Praça da República, Poliesportivo e no Parque da Pedreira. O referido guia, objetiva destacar pontos turísticos, memórias culturais, imagens e ilustrações que expressam o sentimento do que possui em Ijuí.
Entende que a Expofest Ijuí já se torna o maior ponto turístico do município, por receber pessoas de várias regiões do estado, em função da importância do movimento étnico. Para o evento, está sendo organizado um Seminário Regional de Turismo Rural, com o tema, “Desafios e oportunidades no campo”.
Sobre os pontos turísticos urbanos, Vanilson citou ainda a estação férrea, o Museu Antropológico Diretor Pestana, Parque da Pedreira, além de vários locais de destaque na cidade. Além disso, lembrou que a prefeitura trabalha com projetos a médio e longo prazo, como forma de materializar o município como Capital Mundial das Etnias.
Destacou que na gastronomia, o município pretende trabalhar projetos voltados ao setor, envolvendo a participação de restaurantes da cidade. A ideia é fortalecer a culinária típica das etnias nestes estabelecimentos. Além disso, o artesanato também deve ser explorado de uma forma mais ampla para fortalecer este setor.