A Rádio Progresso ouviu nesta manhã a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Ijuí (COMAS), Cristiane Barasuol. Ela falou sobre a atuação do órgão no município, que tem a principal função de controlar e fiscalizar todas as ações da rede assistencial de Ijuí.
Durante a entrevista, Cristiane afirmou que dos cerca de 83 mil habitantes, 12 mil famílias fazem parte do Cadastro Único de Programas Sociais, ou seja, recebem menos de dois salários-mínimos por mês.
Desse total, mais de duas mil e 800 famílias vivem em situação de pobreza, e recebem o beneficio do Bolsa Família. Para a presidente do COMAS, este é um número muito expressivo, pois comprova a carência e a situação dificil que milhares de famílias vivem em Ijuí.
Para se enquadrar no CADÚNICO- como é chamado o Cadastro único de Programas Sociais, a família precisa receber menos de dois salários-mínimos por mês.
Os dados estatísticos preocupam o Conselho, já que, segundo Cristiane, a situação, na realidade é ainda maior, na medida em que nem todas as famílias que vivem na pobreza procuram o Cadastro Único.