Vestindo jaleco, luvas, máscara e uma proteção de acrílico, além de carregar mais uma caixa térmica e outra com material descartável, pesquisadores iniciaram na tarde desta sexta-feira (22) a quarta e última etapa da pesquisa que mapeia a incidência da Covid-19 em Ijuí. De acordo com a coordenadora da pesquisa e professora da Unijuí, Evelise Berlezi, o trabalho estava marcado para iniciar amanhã de manhã, mas em razão da chuva foi antecipado e deve ser finalizado no domingo (24).
No total, serão realizados 500 testes rápidos do novo coronavírus na população através da Unijuí. Como forma de garantir a segurança de todos os entrevistados, nesta rodada de pesquisa a Universidade disponibilizou para a Brigada Militar a lista com todos os nomes dos pesquisadores. Em caso de dúvida quanto a veracidade e a identidade do trabalhador, a comunidade poder entrar em contato com a BM para verificar se o nome do pesquisador conta na lista oficial, através do número: 3332-0150. Outros dois telefones foram disponibilizados: (55) 9 9182 6453 e (53) 9 8409 0884.
A pesquisa é realizada em municípios gaúchos e tem a coordenação geral da Universidade Federal de Pelotas, a pedido do governo estadual.