Comandante da Força Tática da Brigada Militar, o tenente Marcos Heberle esteve durante a manhã desta quinta-feira nos estúdios da RPI, no programa Rádio Ligado. Combatendo diariamente os mais variados crimes, a equipe de policiais militares é preparada para demandas urgentes. No entanto, o que chama a atenção é que está sendo rotina a presença de menores de idade em ocorrências policiais, principalmente as relacionadas ao tráfico de drogas.
A entrevista teve enorme repercussão nas redes sociais. Diversos ouvintes concordaram com as opiniões firmes expressadas pelo comandante. O tenente discorreu principalmente sobre o atual cenário em que os adolescentes estão inseridos.
“É uma geração que não tem limites. A sociedade está muito digital e pouco preocupada com os filhos que se envolvem no tráfico em troca de uma vida fácil. Se não fosse a atuação da polícia em nível regional, vocês não têm ideia do que isso poderia estar”, disse o comandante.
O tenente ainda diz que na grande maioria das vezes, o adolescente se envolve com o uso de drogas para posteriormente entrar para o submundo do tráfico. “Para manter o seu vício o menor começa a trabalhar para as facções. Mas como um pai e uma mãe permitem que seu filho de 13, 14, 15 ou 16 anos chegue a usar droga?”, questiona.
O comandante da Força Tática afirma que não há políticas públicas que envolvam os jovens da região. “Fica tudo por conta do trabalho preventivo e repressivo das forças de segurança. Temos que acordar. Ao invés dessas crianças e adolescentes valorizar quem mantém a ordem pública, endeusa traficantes. Pais: depois que seus filhos estiverem presos ou mortos, não adianta lamentar”, conclui.
Confira a entrevista completa: