O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), não dispõe de leitos específicos de UTI para tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. Conforme a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, o hospital tem 20 leitos de UTI regulados pela Secretaria Estadual de Saúde para tratamento geral de doenças.
Para a Coordenadora Janaina Silva, isso não significa que um paciente que necessite de cuidado intensivo pelo Coronavírus, não seja internado no Hospital, porém, é necessário observar sempre a ocupação dos leitos.
Caso seja necessário, o paciente é transferido para outro hospital que compõe a Macrorregião Noroeste que inclui Santo Ângelo e Santa Rosa. Sobre a destinação de R$600mil que, será realizada pelo município de Ijuí, para o Hospital de Caridade , Janaina Silva explica que este processo precisa passar pela regulação Estadual. Segundo a Coordenadora não é apenas comprar respiradores, existem trâmites que precisam ser respeitados. Ela disse também que este processo não é demorado, mas necessário.
Em entrevista a Rádio Progresso, Janaina Silva também comentou a situação do Hospital Bom Pastor. Ela disse que a instituição já é uma referencia em saúde mental e deve ser instituído como um prestador de serviços na área de Oftalmologia. Aliás, segundo a coordenadora, este é um processo que se arrasta a tempos, mas, está próximo se tornar realidade. Sobre os leitos de UTI-COVID o Bom Pastor também precisará ser regulado pelo Estado. O que se tem hoje, na nova estrutura, são 42 leitos clínicos para o tratamento de pacientes acometidos pela doença.