O projeto de construção das paralelas da BR 285, pauta debatida há mais de uma década, parece ganhar força no início de 2023. Um dos grandes motivos para isso é a união na busca de recursos que possibilitem que o projeto saia do papel. Nesse sentido, criou-se recentemente uma comissão representada pela pluralidade de partidos e entidades, visando mostrar as governos estadual e federal que a demanda é urgente e foge de questões partidárias.
Para tratar do tema, ontem (25) uma reunião foi realizada na Câmara de Vereadores de Ijuí, a qual contou com a participação de vereadores ijuienses, representantes do Executivo, parlamentares e lideranças políticas de diferentes partidos de municípios da região. Presidente da Frente Parlamentar criada para debater o assunto, o vereador ijuiense Adalberto Noronha falou à Rádio Progresso sobre os avanços conquistados nos últimos anos. Segundo ele, as obras representam desenvolvimento não só de Ijuí, mas de toda a região, tendo em vista que a rodovia federal recebe um grande fluxo de veículos sendo um dos principais corredores do Mercosul. Além disso, a segurança dos veículos que trafegam pelo trecho também é uma das grandes preocupações.
O presidente do Sindilojas de Ijuí, Juarez Neme da Costa, que está junto com as demais lideranças que compõem a comitiva que irá a Capital Federal. Em entrevista à Rádio Progresso, Juarez mencionou que por parte do município o projeto das paralelas está todo concluso, inclusive o licenciamento ambiental e a licencia prévia para iniciar a obra. O recurso destinado para a execução do projeto ultrapassa os R$ 300 milhões, segundo o presidente do Sindilojas. Ele avalia sobre as verbas garantidas até agora e o que ainda falta conquistar em termos de recursos.
Ouça a sonora abaixo com parte da fala do presidente do Sindilojas, Juarez Neme da Costa: