O ano letivo começou com novidades na Unijuí. Na última segunda-feira, 17 de fevereiro, além de receber os estudantes para o retorno às aulas, o Campus Santa Rosa celebrou a abertura de três novos cursos na área da Saúde: Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia. A iniciativa faz parte de um projeto maior da Universidade para o município, que inclui, inclusive, a implantação do curso de Medicina.
“A Unijuí segue investindo em Santa Rosa e região com a ampliação da oferta de cursos na área da Saúde, fortalecendo, assim, os laços com o município. Esse investimento vem para reforçar a posição conquistada por Santa Rosa em 2022, no Ranking Connected Smart Cities, que a colocou como a melhor cidade em saúde entre os municípios gaúchos com 50 a 100 mil habitantes e a segunda no Estado”, destacou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi. Ela também ressaltou que, em 2023, Santa Rosa foi reconhecida entre as três melhores cidades para se viver no Brasil e a melhor no Rio Grande do Sul, na categoria de 30 a 100 mil habitantes, tornando-se finalista na etapa nacional do prêmio “Band Cidades Excelentes” daquele ano.
Com o início das aulas dos novos cursos, a Unijuí prevê investir mais de R$ 3 milhões no Campus Santa Rosa, viabilizando a estruturação de laboratórios essenciais para a formação dos estudantes: o Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana, o Laboratório de Bases Moleculares, Bioquímica e Microbiologia e o Laboratório de Microscopia. Ao longo da implantação do curso, serão feitos novos investimentos em laboratórios e salas de aula modernas, preparadas para atividades de formação específica e profissional, tanto teóricas quanto práticas, nas áreas de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia. E os benefícios não param por aí. Com a qualificação de novos profissionais na área da Saúde, a Universidade contribuirá de modo significativo para o fortalecendo o sistema de saúde local e regional.
“Vale destacar que o Sistema de Saúde de Santa Rosa, gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR), possui aspectos relevantes em seu processo de construção, gestão e assistência, sendo reconhecido como um modelo de atenção básica referência para o país. A presença da Unijuí nesse contexto contribuirá ainda mais para o desenvolvimento da área, ampliando o atendimento à população”, reforçou.