Com o objetivo de atender à demanda da comunidade e ampliar o leque de opções de formação, a Unijuí irá ofertar um novo curso no Vestibular de Verão 2026, no Campus Ijuí: o Bacharelado em Inteligência Artificial, na modalidade presencial. A graduação terá duração de 5 anos, totalizando 3.200 horas.
O curso apresenta um currículo moderno e alinhado com as demandas atuais, integrando os fundamentos da computação com disciplinas específicas da área de Inteligência Artificial, como Aprendizado de Máquina, Redes Neurais, Agentes Inteligentes, Visão Computacional, Inteligência Artificial Generativa e Processamento de Linguagem Natural, entre outras. Inclui também os Projetos Integradores que estimulam a vivência em problemas reais. Além disso, o curso oferecerá ao acadêmico infraestrutura de diversos laboratórios possibilitando ampla experiência prática e integração multidisciplinar com os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.
De acordo com o professor do curso de Ciência da Computação, Gerson Battisti, a proposta é ir além do uso cotidiano das ferramentas de IA já conhecidas. O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para desenvolver novos algoritmos, sistemas e soluções inovadoras na área de Inteligência Artificial. “Propomos esse novo curso em um momento de grande destaque para a IA, com uma formação completa de cinco anos, pensada para abranger todo o conhecimento necessário sobre as diversas aplicações da inteligência artificial. O ChatGPT é apenas o ponto de partida, nosso foco é preparar os alunos para criar a próxima geração de tecnologias inteligentes”.
O estudante que ingressar no Bacharelado em Inteligência Artificial estará preparado para responder às demandas da sociedade, inovar e empreender com responsabilidade social, aliando teoria e prática em uma formação interdisciplinar e consistente. O egresso poderá atuar em uma ampla gama de setores e organizações, aplicando conhecimentos avançados em IA para resolver problemas complexos, otimizar processos e propor soluções criativas.
Com perfil global, o profissional formado estará apto a atuar não apenas no mercado regional e nacional, mas também em ambientes internacionais, colaborando em projetos de alcance mundial, equipes remotas e contextos multiculturais.
O curso foi estruturado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE), estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 5/2016, e com as orientações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), garantindo uma formação atualizada e alinhada às exigências da área.