A Rádio Progresso conversou nesta quinta-feira (22) com a vice-reitora de graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, sobre a Nova Política de Educação à Distância. Após sucessivos adiamentos, o Ministério da Educação (MEC) assinou, na segunda-feira (19), o decreto que havia sido prometido pela pasta há quase um ano. O documento busca regular as modalidades de graduação oferecidas pelas instituições de ensino superior, após um crescimento desenfreado de cursos on-line. Segundo a nova determinação, as graduações de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão ser ofertadas exclusivamente no formato presencial.
As demais opções das áreas de saúde e de licenciaturas poderão ser presenciais ou semipresenciais. Em entrevista à RPI, Comparsi avaliou o decreto, mas disse que a Universidade ainda aguarda mais detalhes para se posicionar, por exemplo, sobre como essa decisão impacta a formação dos estudantes atualmente matriculados nesses cursos na instituição e planos ou estratégias da Unijui para adaptar os cursos diante da nova regulamentação.
Pela determinação, nenhum curso poderá ser 100% à distância. O formato EAD passa a exigir que, no mínimo, 20% da carga horária seja cumprida dessa forma:
Ouça abaixo a entrevista completa: