Busca rápidaX

MANCHETES

Unijuí avalia positivamente resultado do curso de medicina no Enamed

20 de janeiro de 2026

O curso de Medicina da Unijuí está entre os melhores avaliados do país. A constatação está na divulgação dos resultados pelo Ministério da Educação (MEC) da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que avaliou 351 cursos de Medicina em todo o País. Desses, cerca de 70% pertencem ao setor privado. 

Nesta avaliação, o curso de Medicina da Unijuí alcançou Conceito 3, resultado que posiciona a formação oferecida pela Universidade entre os cursos que atendem aos padrões nacionais de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação. No ranking de avaliação, o curso de Medicina está entre os cinco melhores cursos entre as universidades privadas do Rio Grande do Sul, e entre os 25% melhores cursos privados de Medicina do Brasil. 

“O Conceito 3 nos coloca em um patamar de qualidade reconhecido nacionalmente. Em um contexto no qual aproximadamente 32% dos cursos de Medicina ficaram abaixo desse nível de desempenho, esse resultado reafirma a qualidade da formação médica oferecida pela Unijuí”, destaca a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi. 

O Enamed 2025, conforme a vice-reitora, é um novo patamar de avaliação da formação médica no País. O exame é anual, mais rigoroso e diretamente alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais. “O resultado reforça a segurança acadêmica e regulatória da nossa oferta do curso de Medicina e deve ser entendido como uma linha de base institucional. Ele nos permite identificar fortalezas, aprimorar estratégias pedagógicas e planejar ações concretas para elevar ainda mais o desempenho dos nossos estudantes nos próximos ciclos”, ressalta. 

A professora Bruna frisa, ainda, que o Enamed passa a ser um instrumento permanente de gestão acadêmica. “A Unijuí o assume como tal, com responsabilidade, transparência e compromisso com a melhoria contínua”, completa. 

O Enamed, criado em abril de 2025, é a adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade) para estudantes concluintes do curso de Medicina, com o objetivo de avaliar a formação médica no Brasil. O exame se tornou obrigatório e o resultado dos estudantes pode ser usado para ingressar no programa de residência médica unificado do MEC, o qual é organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).

Fonte: RPI e Unijuí