Em entrevista a RPI, a reitoria da Unijuí Cátia Maria Nehring trouxe informações a respeito da necessidade de aumentar o número de ingressos ao curso de Medicina nos vestibulares de inverno e verão. Desde o ano passado após avaliação de todos os quesitos que se apresentaram satisfatórios, o curso apresenta competência na oferta curricular.
Outro fator importante é a alta demanda e impacto para a saúde básica e manutenção dos estudantes na rede de atenção básica nos 2 semestres do ano. “A forma que está organizada o curso hoje faz com que os estudantes acabem saindo e voltando das unidades, por isso solicitamos o aumento de mais 30 vagas, o que nos permite termos ingresso de 40 vagas no verão e 40 inverno”, explica a reitora. Avaliada pelo Programa Mais Médicos, falta a assinatura da Portaria do Ministro da Educação para que esse pedido seja concretizado. Com isso, estudantes estarão em contato todo o ano com a rede hospitalar, resultando em Educação e Saúde mais qualificada.
Para além da demanda de mais médicos, a importância do curso para Ijuí e região tem no seu horizonte o objetivo do atendimento dos alunos na rede de atenção básica, sendo essa uma área que modifica a visão da saúde dos municípios onde vão atuar, valorizando os estudantes da região e mostrando que os estudantes tem grande competência de permanecer na nossa região pela perspectiva de continuar os estudos e qualificação em residências pela Unijuí, HCI e FuMSSAR em Santa Rosa. “Um médico quando se forma médico busca pela especialização, é uma busca de quase 100% dos nossos estudantes, Ijuí por ser um polo de saúde já faz a oferta de residências, ou seja, teremos médicos em processo de formação na graduação já estando na rede de atenção básica, o que qualifica o atendimento”, finaliza Cátia.