Busca rápidaX

MANCHETES

Unijuí completa 39 anos de reconhecimento como universidade

29 de junho de 2024

A Unijuí completou, ontem, 39 anos de reconhecimento como universidade. Em 28 de junho de 1985, a universidade, com sede em Ijuí, iniciava atividades como Instituição de Ensino Superior, na época, com o nome de Universidade de Ijuí. O caráter universitário foi reconhecido por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, pelo então ministro da Educação, Marco Maciel. 

Batizada por Tancredo Neves como a “primeira universidade da Nova República”, a Unijuí foi instalada naquele mesmo ano, no dia 20 de outubro, em uma solenidade realizada na Sociedade Ginástica de Ijuí, que contou com a presença do ministro. O ano marcou o município e representou um momento de mudanças para toda a região. 

“O dia 28 de junho é uma data significativa para a história da Unijuí. Normalmente valorizamos datas cheias e números redondos, mas, o 40 não pode prescindir o 37, o 38 ou o 39. Então, é necessário registrar que, nesta data, a Unijuí completa 39 anos de reconhecimento como Universidade pelo MEC”, destacou o reitor, professor doutor Dieter Rugard Siedenberg.

Com mais de 60 anos de história, a trajetória da Unijuí é marcada pelo compromisso com o desenvolvimento regional, princípio herdado dos Frades Menores Capuchinhos, que junto com lideranças regionais, buscaram alternativas para a oferta do Ensino Superior na região. 

Foi assim que, em 16 de março de 1957, foi instalada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI). Em 1969, por meio de escritura pública, o patrimônio da FAFI passou à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), que hoje mantém a Unijuí e seus quatro campi, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e a Rádio Unijuí FM.

“Hoje completamos 39 anos de desafios enfrentados e lutas em prol de um Ensino Superior de qualidade no interior do Rio Grande do Sul. Desafios esses reconhecidos no formato de uma Universidade pública não estatal, filantrópica, sem fins lucrativos, comunitária e que, ao longo de sua trajetória, jamais se omitiu de sua missão:  formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região”, reforçou o reitor, professor Dieter Siedenberg.

O reitor destaca o enorme grau de responsabilidade social com que a Instituição atua na região Noroeste do Estado, oferecendo diversos serviços de qualidade à sociedade, para além de um ensino de excelência, avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC). “Portanto, este dia é uma data a ser comemorada por toda a comunidade acadêmica que, continuamente, se dedica a esta causa tão nobre que é a educação superior. Somos discretos, mas imprescindíveis. Parabéns Unijuí e parabéns a todos que, de uma ou outra forma, em algum momento, ajudaram e ajudam a construir esse capital social da nossa região”, finalizou. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unijuí