Busca rápidaX

MANCHETES

Unijuí conquista o 2º lugar no edital da 100ª Operação do Projeto Rondon

28 de janeiro de 2026

A Unijuí tem mais um motivo para comemorar: foi classificada em segundo lugar no edital da 100ª Operação do Projeto Rondon, denominada Operação Carimbó. A Universidade concorreu no Grupo B, que abrange as áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho.

“Foram 109 propostas apresentadas no Grupo B, de instituições de ensino de todo o País, e nós ficamos na segunda posição, o que nos enche de orgulho”, destacou uma das professoras coordenadoras do projeto na Unijuí, Luciana Viero.

A Operação Carimbó será realizada em 16 municípios do Estado do Pará, no período de 5 a 26 de julho, marcando um momento histórico do Projeto Rondon, que há mais de cinco décadas conecta universidades e comunidades brasileiras por meio de ações de extensão voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Cada município receberá dois grupos de universidades diferentes: um do Grupo A, que contempla as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; e outro do Grupo B. O trabalho será desenvolvido de forma integrada entre as instituições e as equipes, compostas, cada uma, por dois professores coordenadores e oito estudantes.

“Antes, porém, entre os dias 19 e 28 de março, o professor coordenador realizará uma viagem precursora, com o objetivo de conhecer o município que será destino da equipe e ajustar as oficinas que serão ofertadas”, explicou a professora. Ela lembrou ainda que os três primeiros colocados de cada grupo têm a oportunidade de escolher o município em que irão atuar, promovendo ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e para a integração entre os saberes acadêmicos e as experiências comunitárias.

“Tanto do ponto de vista acadêmico quanto institucional, participar do Projeto Rondon é um privilégio. É uma oportunidade de a Universidade se voltar à comunidade e de os estudantes terem contato com realidades, pessoas e necessidades diferentes. Além de ensinar, acabamos aprendendo muito, em uma troca bastante enriquecedora”, completou. Após o retorno das aulas, será lançado o edital para seleção dos estudantes da Unijuí que participarão do projeto.

Fonte: RPI e Unijuí