Está sendo realizada, na tarde desta sexta-feira (14), na Praça da República de Ijuí, uma ação alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho. O evento, que iniciou às 13h30 e segue até por volta das 17h30, é promovido pela Unijuí, por meio do curso de Medicina, e pelo Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), através do Banco de Sangue.
“Estamos aqui nessa ação na Praça para poder agradecer aos doadores, porque hoje é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Então estamos muito felizes de estarmos aqui agradecendo a todas as pessoas que colaboram e também podendo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue”, afirmou a médica hematologista do HCI, dra. Cheila Eickhoff. Ela também relatou que estão sendo prestadas orientações à população sobre quem pode doar, quais são os impedimentos temporários ou definitivos, as formas de agendamento, mas, principalmente, sobre a segurança do processo de doação. “É um procedimento totalmente seguro, estéreo, não tem risco da pessoa adquirir nenhuma doença através da doação e só vai fazer o bem ajudando outras pessoas”, salientou.
Já o estudante do 5º semestre de Medicina, Marco Arthur Dessoy Weiler, explicou como surgiu a iniciativa. “Essa ideia foi discutida numa Unidade Integradora, que é uma disciplina que a gente tem na faculdade, e a gente tem, no final do semestre, o propósito de entregar algo para a comunidade, então a gente pensou, em conjunto com o professor, nessa ação sobre a doação de sangue, já que agora mês de junho dia 14 é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Então a gente fica muito feliz de estar aqui e vamos tentar mobilizar o pessoal para que a doação possa se expandir cada vez mais pela cidade”, destacou Marco.
Além da divulgação de informações sobre a doação de sangue, também estão sendo realizadas na Praça da República ações de promoção à saúde, como aferição de pressão arterial e verificação de sinais vitais.