Busca rápidaX


MANCHETES

Unijuí manterá aulas online no início do segundo semestre, mas com atividades práticas

16 de julho de 2020

A Unijuí vai começar o segundo semestre letivo deste ano, dia 3 de agosto, com as aulas teóricas de forma online, na mesma sistemática como terminou o primeiro semestre. Porém, segundo a reitora, Cátia Nehring, também já no mês que vem haverá atividades práticas dentre as diferentes disciplinas, ou seja, modelo híbrido de ensino.

Tudo isso, devido à pandemia da Covid-19. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, Cátia Nehring enfatizou que as aulas em laboratórios ou demais práticas serão desenvolvidas com turmas menores e em momentos diferenciados.

Essa medida de atividades práticas já começou no final do primeiro semestre, ou seja, há poucas semanas, após organização, por parte da Unijuí, de decreto com medidas de segurança em relação à saúde, por exemplo, através de uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual.

A reitora da universidade ijuiense observou, no entanto, que não há previsão de quando retomar o chamado “antigo normal”, ou seja, aulas teóricas de forma presencial em salas de aula e atividades práticas conforme a normalidade.

Isso porque não se sabe até quando vai durar a pandemia. Cátia Nehring esclareceu que os municípios sedes de campi da Unijuí, no caso, Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três de Maio, sofrem bastante com os casos do novo coronavírus. Portanto, não tem como fazer os acadêmicos transitar em ônibus para as aulas e nem ter aglomerações nos campi.

Cátia Nehring comentou que o retorno às atividades normais precisa ser pensado de forma gradual e controlado. Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Cátia Nehring avaliou positivamente o primeiro semestre, que teve quase na totalidade as aulas teóricas de maneira online, pois apenas nos primeiros dias do semestre houve atividades em sala de aula.

Destacou que através dos recursos tecnológicos para as aulas online e planejamento diferenciado, foi possível repassar todos os conteúdos planejados, inclusive com boa interação entre alunos e professores.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí