No final deste mês, a Unijuí dará início ao projeto “Escolas Inteligentes: explorando possibilidades de inovação no processo pedagógico em contexto híbrido”. A iniciativa foi selecionada no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em parceria com o Sebrae/RS, dentro do Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica – PROEdu.
A utilização de tecnologias de comunicação em sala de aula passou a ser realidade com a pandemia. Durante muito tempo foi, inclusive, a única opção disponível a manutenção do ensino nas escolas. A partir de agora, porém, não é mais possível pensar o ensino nas escolas sem a opção tecnológica.
“A ideia é repensar o uso da tecnologia em sala de aula. Há uma literatura muito vasta, principalmente no exterior, relacionado a não apenas incorporar a tecnologia, mas de repensar todo o processo pedagógico”, destaca a professora Fabiana Diniz Kurtz da Silva, coordenadora do “Escolas Inteligentes”. (Confira o áudio da entrevista no final da matéria)
“Na educação, não basta saber usar um aplicativo ou saber que ele existe. A intenção é dar um sentido conceitual do conhecimento construído nesse campo específico. (…) É quase impossível eu dissociar uma prática educacional dum processo que esteja associado ao contexto tecnológica. É dar um sentido mais qualificado a tecnológica, do porquê estou usando isso, porquê estou levando meus alunos para um laboratório”, complementou.
De acordo com a professora Fabiana, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Ijuí, Santa Rosa e Santo Ângelo já foram contatadas e estão auxiliando na divulgação junto às escolas. Além dos encontros, os participantes serão convidados a produzir objetos de aprendizagem – materiais didáticos que envolvam, de alguma forma, os elementos e tecnologias discutidos ao longo dos meses, para no final socializarem no encontro de encerramento. Também serão realizadas entrevistas com docentes e gestores para mapear o olhar sobre o processo. Ao término do projeto, em 2023, será criado um canal no Youtube em que todos os vídeos serão disponibilizados.
O primeiro encontro está previsto para dia 30 de abril, das 9h às 11h30, pelo Google Meet. As inscrições estão abertas até a primeira semana de maio, no link https://forms.gle/e9CRYqjt5uWhN8SJ6. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Saiba mais na entrevista: