Na tarde de ontem, 05, a Unijuí recebeu o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Derly Fialho. Ele foi recebido pelo vice-reitor de Administração, professor Edson Padoin, e pelo vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio.
A visita teve a proposta de debater temas voltados à inovação, desenvolvimento regional entre outros assuntos, como a possibilidade de parcerias para auxiliar o Estado na busca pelo desenvolvimento. Um dos temas levantados vem de encontro ao Programa Inova RS, coordenado pela Unijuí na Noroeste e Missões.
“O sangue da inovação está pulsando aqui na nossa região. A Unijuí é quem mais desenvolve projetos com esse viés e isso nos alegra. Temos que avançar ainda mais e estamos com afinco para produzir mais projetos. Nunca estivemos tão pujantes e com pessoas cada vez mais preparadas com o assunto”, destaca o professor Daniel Baggio, que também coordena o Inova RS na região.
Segundo o subsecretário, o desenvolvimento é um desafio, porém a ideia é que ele seja feito a partir de um plano a ser desdobrado pelas regiões. “A Unijuí certamente vai contribuir para isso. Contém um bom conteúdo de pesquisas que podem ajudar a abastecer e tem qualidade para ajudar o Estado a se desenvolver, melhorar a qualidade de vida da população, a produtividade, a economia gaúcha, entre outros assuntos”, detalha Derly.
Além desses assuntos, também foram debatidas questões envolvendo o papel do Estado para ampliar o desenvolvimento, as pesquisas feitas pela Universidade a nível de região, a possibilidade e instalação do curso de Medicina em Santa Rosa, e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), que possibilita um amparo de pesquisas importantes e debates para o desenvolvimento a nível local, regional e nacional.