Busca rápidaX

MANCHETES

Unimed Noroeste/RS é reconhecida pela décima vez e recebe prêmio Mérito Ser Humano

28 de novembro de 2025

Diante de um cenário regulatório cada vez mais complexo e dinâmico, investir em um programa de compliance trabalhista vai além do cumprimento da legislação. Trata-se de uma estratégia essencial para garantir sustentabilidade e segurança organizacional. Na Unimed Noroeste/RS, esse compromisso integra os pilares da gestão de pessoas e orienta iniciativas que fortalecem a conformidade nas relações de trabalho e as condutas internas. Foi com essa proposta que a cooperativa desenvolveu o programa “Compliance trabalhista: construindo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável”, que rendeu à Unimed Noroeste/RS a conquista, pela décima vez consecutiva, do Prêmio Top Ser Humano, na categoria Organização, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).

A cerimônia de entrega ocorreu na noite desta quinta-feira, 27, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. O reconhecimento foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração, médico Volnei Santos Malheiros, e pela gerente de Recursos Humanos, Sandra Carneiro. A cooperativa também foi agraciada com o Prêmio Mérito Ser Humano, por alcançar cinco premiações dentro de um ciclo de seis anos, reconhecimento reservado às organizações que mantêm excelência contínua em suas práticas de gestão. Esta é a segunda vez que a Unimed Noroeste/RS é consagrada com o Mérito.

Também estiveram presentes, representando a cooperativa, os colaboradores: Jonas Graffunder (coordenador de Desenvolvimento de RH); Jaqueline Wizbicki (assessora Jurídico de Trabalho); Fransuelen da Rosa (coordenadora de Governança, Riscos e Compliance); Gabriela de Andrade (coordenadora de Enfermagem do Hospital Unimed Noroeste/RS); Raquel Ludwig (coordenadora de Sistema Gestão Integrada – Saúde, Segurança e Governança Salarial); Divane Flores (técnica de Enfermagem do Hospital Unimed Noroeste/RS); Marisa Giacomelli (assistente de Faturamento); e Luciane Selle Zamberlan (supervisora Departamento Pessoal).

Para o presidente do Conselho de Administração, Volnei Santos Malheiros, o reconhecimento reafirma o compromisso institucional com o cuidado integral às pessoas. “Receber os reconhecimentos, além de reafirmar o propósito que norteia nossa instituição, que é o Jeito de Cuidar, ressalta o nosso compromisso no desenvolvimento dos nossos colaboradores e fortalece um ambiente mais ético, seguro e engajado”, destaca.

Sobre o case: O programa “Compliance trabalhista: construindo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável” é estruturado no tripé prevenção, detecção e correção, buscando promover relações de trabalho justas, saudáveis e transparentes. Entre suas ações estão treinamentos contínuos, gestão documental e de processos, adoção de ferramentas voltadas à proteção de dados e iniciativas de promoção da qualidade de vida no trabalho.

O programa fortalece a governança corporativa, assegura a integridade das práticas organizacionais e contribui para um ambiente laboral mais seguro, previsível e eticamente sustentável. Inicialmente associado às esferas financeira e regulatória, o conceito de compliance passou a ocupar papel central nas relações humanas no trabalho, assumindo função educativa, preventiva e orientadora das condutas institucionais. O case é uma iniciativa da área de Gestão de Pessoas e evidencia a consolidação da cultura de conformidade e sustentabilidade do negócio.

Para a gerente de Recursos Humanos da Unimed Noroeste/RS, Sandra Carneiro, o Top Ser Humano é um importante reconhecimento das práticas de Gestão de Pessoas. “Nossas conquistas se configuram em incentivo para continuarmos aprimorando nossas práticas. Que possamos também servir de inspiração para demais organizações que buscam qualificar suas ações voltadas às pessoas”, comenta a gerente.

Sobre o prêmio: O Prêmio Top Ser Humano reconhece, anualmente, iniciativas que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o desenvolvimento das pessoas e das organizações. Em 2025, 61 cases foram premiados, sendo 46 com o Top Ser Humano e outros 15 com o Top Cidadania, que reconhece iniciativas de impacto social. Pelo Top Cidadania, o Instituto Unimed/RS foi destaque com o programa Viver Bem na Escola, uma iniciativa estendida recentemente à Unimed Noroeste/RS, beneficiando alunos de escolas públicas de Ijuí. Entre as organizações agraciadas ainda estavam a Kepler Weber e as Unimeds Erechim e Porto Alegre. Já no Top Ser Humano, entre os premiados, estão a Unimed Porto Alegre, a Bruning Tecnometal e a Sicredi das Culturas RS/MG.

Segundo a ABRH-RS, os prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania 2025 reconhecem iniciativas que inspiram o desenvolvimento humano, a inovação em gestão de pessoas e o compromisso social. Os projetos apresentados nos case, podem fomentar melhorias contínuas para as organizações.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unimed Noroeste/RS
error: Conteúdo protegido!