Busca rápidaX

Unimed Noroeste/RS promove fórum para debater assistência ao transtorno do espectro autista

20 de abril de 2025

No Brasil e em outras partes do mundo, casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem aumentado significativamente. Em sua região de abrangência, a Unimed Noroeste/RS também registrou maior número de diagnóstico desta condição neurológica em crianças. O TEA é um fator que compromete algumas funções do desenvolvimento do indivíduo, afetando a capacidade de comunicação e comportamento, interferindo em aspectos como a linguagem e a interação social. Atualmente, trata-se de um grande desafio para a sociedade, não sendo diferente para os serviços de saúde. Pensando em qualificar a assistência neste contexto, a Unimed Noroeste/RS realizou, na semana passada, o “1º Fórum de Cooperativismo Médico do HU: Os Desafios da Assistência ao TEA”. O evento ocorreu no sábado, 12 de abril, no auditório do Hospital Unimed Noroeste/RS.

Reunindo profissionais de referência no trabalho com o TEA, o evento contou também com a participação de médicos cooperados, colaboradores de áreas afins ao tema e que atuam na Unimed Noroeste/RS, além de convidados. “Estamos buscando alternativas para entregar cada vez mais qualidade no atendimento aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista e logo vamos apresentar novidades aos nossos clientes. Da mesma forma, precisamos, cada vez mais, voltar nossos olhos para os fatores de risco e alertar a população para a prevenção desta condição”, destaca o diretor-executivo, médico Fernando Vargas Bueno.

O trabalho foi conduzido pelo diretor de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, médico Renan Gomes, também pediatra, que acompanha o projeto que está sendo estabelecido pela cooperativa. “A participação de todas as áreas da cooperativa que acabam por transitar nesta demanda do TEA demonstra o interesse que temos neste tema. Buscamos qualificar os atendimentos de todos os usuários para que se sintam verdadeiramente acolhidos”, explica o gestor.

A diretora-presidente da Unimed Alto Uruguai/RS, médica Sandra Verdum Viegas, tratou sobre “Desafios e oportunidades para melhorar a assistência e o acesso a serviços de saúde de qualidade para pessoas com TEA, no contexto do plano de saúde”. A gestora, que também é especialista em pediatria, trouxe experiências de sua cooperativa, com sede em Três de Maio, especialmente relacionadas à criação do serviço destinado ao atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista. Segundo Sandra, um dos desafios está em trabalhar os três pilares para atendimento e tratamento: família, terapia e escola. “A gente não pode separar”, alertou.

Para encerrar a programação, foi realizada mesa redonda intitulada “Compartilhando experiências e soluções”. Foram convidadas a psiquiatra que atua na Coordenadoria de Ijuí da Unimed Noroeste/RS, Camila Eickhoff, e a pediatra da Coordenadoria de Três Passos, Katia Webers. Na mediação esteve o diretor, Renan Gomes.

Fonte: RPI e Unimed Noroeste
error: Conteúdo protegido!