Busca rápidaX


MANCHETES

UPA de Ijuí atinge recorde de atendimentos no ano

9 de março de 2023

Nos últimos dias a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ijuí passou a receber uma grande quantidade de pacientes buscando atendimento, o que resultou em demora para as pessoas serem atendidas pelos profissionais.

Conforme o morador do bairro Alvorada, Rosmarino Portela, na noite da segunda-feira, 6, a espera para ser atendido chegava a ser de cinco horas. “Vim trazer minha sogra na UPA, tem gente há quatro, cinco horas aguardando e ainda não sendo atendida. Isso aqui está um caos, as pessoas estão indignadas, alguns desistindo e indo embora e ninguém faz nada. Os médicos não chamam. Isso assim não pode ficar, é algo muito feio”, relatou o ijuiense na ocasião.

Conforme o coordenador da Rede de Urgência e Emergência de Ijuí, que inclui a UPA, Tiago Zientarski, foram registrados aumentos significativos no volume de demanda na unidade da cidade.

“Nós registramos um aumento expressivo no número de atendimentos. A escalada começou ainda na sexta-feira, 3, aumentou no sábado e no domingo, culminando no auge de atendimentos registrados no ano na noite da segunda-feira. Nas 24 horas da segunda-feira, por exemplo, foram registrados 257 atendimentos, sendo que a capacidade da nossa UPA, que é uma UPA de porte 3, é para 150 atendimentos diários”, relata Zientarski.

Para suprir a demanda crescente, conforme o coordenador, foi efetuado reforço nas equipes médicas e de enfermagem, além do acolhimento aos pacientes. Ainda segundo Zientarski, na terça-feira, 7, já houve uma redução no volume de pessoas buscando o atendimento, mas o reforço seguirá à disposição pelos próximos dias na unidade.

Por outro lado, Tiago Zientarski relata que grande parte dos atendimentos efetuados na UPA não são enquadrados como de urgência e emergência. “São pessoas que poderiam por vezes procurar unidades de saúde próximas a suas casas, para ter o atendimento agendado. Mas, como a UPA não manda ninguém embora, a gente atende todo mundo, porém, por vezes, em horários de pico, nós temos um aumento em que a unidade não consegue suprir satisfatoriamente”, frisa o coordenador.

Os principais sintomas apresentados pelos pacientes no pico de atendimento foram respiratórios e similares aos da dengue. Inclusive, a cidade dobrou o número de casos confirmados de dengue nesta semana, passando de 20 confirmações no início desta semana para 40.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí