Busca rápidaX

MANCHETES

Vacina contra o HPV pode evitar câncer e está disponível para jovens até 19 anos em Ijuí

20 de janeiro de 2026

A Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí está intensificando, neste período, a vacinação contra o HPV, com o objetivo de ampliar a proteção de crianças, adolescentes e jovens contra o vírus, que está diretamente associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, especialmente o câncer do colo do útero.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunizações da SMS, Salester Ruver, a vacinação de rotina é destinada a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos de idade. No entanto, de forma excepcional, até o mês de junho deste ano, adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina podem procurar as salas de vacinação do município para se imunizar.

Salester destaca que o HPV, na maioria dos casos, não apresenta sintomas, principalmente nas mulheres. Muitas vezes, a infecção só é descoberta quando a paciente realiza o exame preventivo, no qual o vírus pode ser identificado no resultado. Em alguns casos, o próprio organismo consegue eliminar o vírus de forma natural.

Entretanto, quando os sintomas se manifestam, eles podem incluir o surgimento de verrugas genitais, além de dor, ardência durante as relações sexuais e corrimento anormal. Diante de qualquer sinal diferente, a orientação é que a mulher procure a enfermeira da unidade de saúde de referência para avaliação e encaminhamento adequado.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o HPV e alerta para a importância de pais e responsáveis levarem crianças e adolescentes às salas de vacina, além de incentivar jovens que ainda não receberam nenhuma dose a aproveitarem o período de ampliação da faixa etária.

Fonte: RPI