Com o começo do mês de julho, se intensificam as mobilizações de partidos para as eleições municipais de outubro deste ano. O prazo as convenções, a fim de definir os candidatos a prefeito, vice e vereadores, vai ser do próximo dia 20 até 5 de agosto.
Em Ijuí, ontem pela manhã o PT realizou encontro, semelhante a pré-convenção, quando oficializou o nome do vereador, Adalberto Noronha, o Beto, como pré-candidato a prefeito. Ele está no segundo mandato no Legislativo local. O nome dele era o principal especulado na sigla e deverá ser confirmado para disputar a prefeitura ijuiense durante convenção municipal, dia 27 deste mês, à tarde, na Câmara de Vereadores.
No evento de ontem, o Partido dos Trabalhadores ainda definiu 15 candidatos a vereadores, ou seja, 10 homens e cinco mulheres. Beto Noronha frisou que agora os petistas intensificam conversas com outros partidos da Colmeia do Trabalho para tentar coligações. Dentre essas siglas, a principal é o PDT. Ele ainda observou que a candidatura a vice-prefeito fica em aberto, justamente para a possibilidade de um nome de outro partido. Pelo menos, até agora, está acertada a coligação entre PT e PC do B em Ijuí.
O objetivo é reeditar, em âmbito de município, a Federação Brasil da Esperança, entre PT, PC do B e PV, que estão aliados no atual governo federal. Hoje à tarde, um representante do Partido Verde em Ijuí deverá ser reunir com Beto Noronha para debater a união. Ontem, a presidente do PC do B ijuiense, Rosane Simon, participou da abertura do encontro do PT. Na coligação, o PC do B vai indicar três candidatos a vereadores.