O vereador Bira Teixeira (PT) fez um balanço das atividades do primeiro semestre de 2025, destacando a atuação de seu mandato em debates considerados importantes para o município de Ijuí. Entre os temas abordados, o parlamentar ressaltou a discussão sobre os salários do prefeito, secretários e vereadores.
Segundo Bira, seu mandato protagonizou o debate que questiona os atuais vencimentos, considerados por ele superiores aos de prefeitos de grandes cidades e até do governador do Estado. Ele afirmou ter se posicionado favoravelmente à decisão judicial de primeira instância que reduz os salários, apresentando contrarrazões ao recurso da Câmara.
O vereador também manifestou posição contrária ao projeto que prevê o perdão de dívidas milionárias de empresas de comunicação junto ao Departamento Municipal de Energia (Demei). Bira argumenta que o prédio da autarquia possui espaços em condições precárias que deveriam ser priorizados antes da concessão de qualquer anistia fiscal.
Na área do trânsito, Bira Teixeira criticou o sistema binário implantado na rua Barão do Rio Branco, citando interrupções frequentes a cada 100 metros devido à preferência das vias transversais. Ele também apontou os parklets instalados na rua do Comércio como obstáculos à fluidez do tráfego. Além disso, o parlamentar protocolou pedido de informação na Câmara para esclarecer declarações do secretário municipal sobre supostas irregularidades cometidas por vereadores.
Outros assuntos mencionados foram a situação da praça do bairro Storch, que permanece com brinquedos danificados após ventos fortes, e uma denúncia feita sobre esgoto a céu aberto no bairro Getúlio Vargas. Segundo Bira, após manifestação nas redes sociais e formalização da denúncia junto à Secretaria do Meio Ambiente e ao Ministério Público, o problema passou a ser resolvido.
Bira destacou que mantém um gabinete ativo por meio das redes sociais, canal pelo qual recebe demandas da população. Ele afirmou que tem apresentado projetos de lei, como o que trata da regulamentação dos parklets, além de requerimentos e pedidos de informação. Como integrante da Comissão de Finanças e Orçamento, disse que tem atuado na fiscalização das contas públicas e na proposição de debates com base técnica.
O vereador também falou sobre articulações junto ao Governo Federal para viabilizar recursos destinados a obras e serviços em Ijuí, como o Hospital da Criança no HCI, paralelas da BR-285, construção de moradias, construção de uma Unidade de Saúde no bairro Osvaldo Aranha e aquisição de duas ambulâncias novas para o Samu.
Por fim, Bira comentou a recente viagem do prefeito Andrei Cossetin à Colômbia, para participar de um evento sobre cidades empreendedoras. Para o vereador, a troca de experiências é válida, mas também é essencial que o chefe do Executivo esteja mais presente nos bairros da cidade, conforme têm reivindicado os moradores.