O vereador Matheus Pompeo de Mattos (PDT) esteve na madrugada desta segunda-feira, 24, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após ser acionado pela comunidade. O objetivo foi ouvir pacientes e observar o fluxo de atendimento provocado pela grande contaminação da dengue em Ijuí. Conforme Pompeo, a capacidade de atendimento da UPA é de 150 pacientes por dia, e nesse momento de crise está próximo dos 400.
Durante entrevista à Rádio Progresso, o vereador informou que se espantou com o cenário encontrado. “É um estado de calamidade. Fui ver de perto o que acontecia. Realmente é uma situação que nos preocupa muito não apenas aos pacientes que esperam um longo período o atendimento, mas também os médicos e demais funcionários que estão lá atendendo”, lamentou.
O vereador disse entender que é um momento delicado, mas por outro lado a comunidade também está no direito de reclamar. Ele também sugeriu que o Corujão da Saúde tenha seu horário ampliado assim como os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros.
Em atualização do Painel de Controle da Secretaria Estadual da Saúde, Ijuí tem 1.106 casos de dengue. Outros 775 exames estão sob investigação.