O colapso da saúde pública em Ijuí faz com que os atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde mais do que dobrassem em virtude da grande quantidade de infectados pela dengue. O vereador e médico Jorge Amaral, se utilizando da tribuna na Sessão da Câmara desta segunda-feira, 24, pediu o reconhecimento aos profissionais que trabalham nestes locais.
“Quero parabenizar a Secretaria de Saúde e o Executivo que não medem esforços para atender a comunidade. Com uma epidemia é natural que o fluxo de pacientes aumente exponencialmente. Temos médicos, auxiliares de enfermagem e enfermeiros. Temos remédios e exames que são feitos na hora. É normal que tenhamos algum tempo de espera. Caos estaria se não estivéssemos atendendo toda essa demanda”, destacou.
O Corujão da Saúde de Ijuí, que funciona no prédio da secretaria da Saúde, para atendimento somente de pacientes com sintomas de dengue tem grande demanda de pessoas. Juntos, UPA e Corujão, somente no final de semana e no feriado, realizaram mais de 1,1 mil atendimentos, com número maior no sábado. A UPA, sábado, recebeu 307 pacientes. Já no Corujão o maior número de atendimentos ocorreu sexta-feira, com 109 pessoas. Nesta segunda-feira, 24, até às 16hs, foram 235 atendimentos na UPA. Sábado e ontem, 93 pessoas foram diagnosticadas com dengue no Corujão da Saúde.