Busca rápidaX

Vereador mais jovem na casa legislativa, Matheus Pompeo cita principais projetos e confirma que vai à reeleição

9 de janeiro de 2024

Advogado, presidente mais jovem da história do legislativo de Ijuí e cumprindo seu primeiro mandato como vereador, Matheus Pompeo (PDT) citou em entrevista à Rádio Progresso, os principais projetos trabalhados nesses quase quatro anos de legislatura.

Um dos marcos de sua atuação é relacionado ao recálculo do IPTU, conforme lembrou o edil: “na época o prefeito Cossetin fez um decreto, foi quando o IPTU subiu mais de 15%, inclusive acima da inflação. Aí propus uma nova lei, ou seja, o decreto legislativo, até então inédito no parlamento de Ijuí. Por maioria derrubamos o decreto do prefeito e por algumas semanas esse aumento ficou suspenso. Depois, o prefeito entrou na justiça e conseguiu uma liminar revertendo isso. Mas a discussão continuou, e no ano seguinte, fui presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa legislativa, quando formei a Comissão Especial de Reforma do Código Tributário” lembra o edil.
A partir daí, segundo ele, junto com o também advogado, vereador César Busnello, foi protocolada a lei que permite às câmaras municipais legislar matéria tributária. Aprovado por unanimidade, o projeto resultou em todo um estudo detalhado para reformulação e modernização do Código Tributário, e com o auxílio do setor técnico do Executivo foi possível entregar um Código Tributário todo remodelado, resultando no reajuste da taxa do IPTU, apresentado nesse início de 2024.

Dando mais agilidade ao processo de votação, enquanto esteve na presidência da Câmara de Vereadores, em 2022, Pompeo instituiu o processo legislativo eletrônico, com votação através do tablet. Além disso, as reuniões das comissões passaram a ser transmitidas ao vivo e salvas para quem quiser assistir posteriormente.
Relembrando a trajetória até aqui, o vereador pedetista contabiliza mais de 60 anteprojetos de lei, mais de 600 indicações, cerca de 28 moções e 143 requerimentos. O edil confirmou em entrevista à Rádio Progresso que vai colocar seu nome a disposição para mais uma vez concorrer ao cargo.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!