Busca rápidaX

MANCHETES

 Vereador mais votado de Ijuí com quase 4 mil votos, “Eliezer da saúde” compartilha sua trajetória em entrevista

7 de outubro de 2024

Vereador mais votado de Ijuí, com 3 mil 999 votos, aos 39 anos, Eliezer Dias Luginski, mais conhecido como Eliézer da Saúde, compartilhou, em entrevista à Rádio Progresso nesta manhã (07) um pouco sobre sua trajetória. Natural de Palmeira das Missões, Eliezer é filho de pequenos agricultores e mudou-se para Ijuí em 2006, quando abriu o Hospital da Unimed. Já formado técnico em enfermagem e casado com uma ijuiense, Eliezer começou a trabalhar na casa de saúde, junto com sua esposa.

Em 2008 Eliezer passou em segundo lugar no concurso do município de Ijuí e iniciou uma jornada dupla de trabalho, atuando na prefeitura de dia e trabalhando a noite no hospital. Logo depois, quando o Samu se instalou em Ijuí, também passou a integrar a equipe.

Depois de passar no concurso, iniciou sua atuação na rede de atenção básica, trabalhando inicialmente nos postos de saúde do bairro Herval e Centro Social Urbano. Por um período de 14 anos atuou com jornada dupla de trabalho. A partir do governo Andrei e atendendo ao pedido do próprio prefeito, assumiu o setor de gestão de processos da Secretaria Municipal de Saúde e ajudou a desenvolver o Plano Municipal de Saúde que está em vigor atualmente. Enquanto isso, cursou enfermagem e formou-se em gestão de saúde pública. Segundo ele, a saúde vai continuar sendo sua principal bandeira.

Eliezer é casado há 19 anos e ao compartilhar sua trajetória de vida não conteve a emoção ao lembrar que aos 11 anos seu filho perdeu a vida em um acidente de trânsito em Ijuí. O fato aconteceu há cerca de seis anos.  Depois disso, o casal, que já tinha outra filha, precisou juntar forças pra seguir em frente. Anos depois, eles tiveram outro filho.

Eliézer disse que nunca teve a intenção de entrar na área da política, mas que em Janeiro deste ano recebeu o convite do prefeito Cossentin, e depois de muita reflexão, decidiu aceitar, por entender que seu propósito de vida é ajudar as pessoas.
Sobre a votação histórica, o enfermeiro disse que no decorrer da campanha já havia percebido a aceitação e o engajamento da comunidade de Ijuí, e que na reta final do período das eleições, projetava cerca de 3 mil votos. No entanto, foi surpreendido com quase mil votos a mais, marcando a história do município.
Sobre os fatores que ele atribui a essa vitória tão expressiva, Eliezer disse que sempre jogou limpo com a população de Ijuí e nunca prometeu algo que estivesse fora de seu alcance ou que já não estivesse fazendo. Segundo ele, o contato direto com os diversos setores na área da saúde contribuiu com uma bagagem de experiências, principalmente na forma de tratar as pessoas, com respeito e empatia.

Fonte: RPI