O vereador Josias Pinheiro (PDT) criticou a gestão municipal durante entrevista ao programa Rádio Ligado da Rádio Progresso. O legislador disse estar aguardando com ansiedade pela decoração natalina em Ijuí e comparou com outros municípios que já possuem ações para o período de Natal. No entanto, os principais apontamentos foram direcionadas à pasta da saúde, a qual foi comandada por Pinheiro na gestão anterior.
O fechamento de unidades avançadas de saúde no Alto da União, Itaí e Chorão incomodou o ex-secretário. “A justificativa da atual administração para o fechamento é que não haviapresença de enfermeiros e médicos todos os dias nas unidades do interior. No entanto, nós tínhamos técnicos de enfermagem que poderiam fazer um curativo, verificar a pressão e ter uma primeira conversa com os pacientes. Também tínhamos uma referência para os agentes comunitários de saúde que trabalham nessas regiões”, revelou.
Pinheiro disse que mesmo tendo produção, a gestão decidiu pelo fechamento e que agora as pessoas precisam se deslocar até o posto do meio rural nas proximidades da Praça dos Imigrantes. “Andamos muito pelo interior e a única que ficou aberta foi a do Mauá. Qual a regra? Por que fecharam as outras e deixaram aberta essa? Queremos que todas abram. Temos recursos, há superavit e queremos que a administração volte a olhar com bons olhos para a saúde. Existem pessoas que esperam por 60 dias para uma consulta. Precisamos de um acompanhamento melhor da gestão da saúde”, concluiu.