Em entrevista para a Rádio Progresso de Ijuí na manhã desta terça-feira, 29, a vereadora Alexandra Lentz (PP) avaliou como positivo o primeiro semestre de 2025 no Legislativo de Ijuí. Conforme a parlamentar, o período foi marcado por diálogo com a comunidade, visitas de campo e a apresentação de diversas propostas voltadas à melhoria da cidade.
Entre as demandas mais recorrentes, Alexandra destacou solicitações relacionadas à infraestrutura, como tapa-buracos, asfaltamento, melhorias em estradas do interior e iluminação pública. Segundo a vereadora, sua atuação tem sido baseada no contato direto com os secretários municipais, buscando soluções para os problemas apontados pela população.
Durante o semestre, um dos projetos de sua autoria que virou lei trata da obrigatoriedade de parada do transporte público para mulheres, crianças e idosos após as 19h, permitindo o desembarque fora dos pontos convencionais, medida que já está em vigor no município.
Outra proposta apresentada por Alexandra trata da oferta de leitos separados para mães de natimortos ou em casos de óbito fetal. O projeto, que surgiu a partir de relatos recebidos em sua atuação como enfermeira, está em análise com o setor jurídico da Câmara.
Com 27 anos de experiência na área da saúde e passagens pela coordenação e Secretaria de Saúde de Ijuí, Alexandra destaca a temática como uma das suas principais bandeiras. Já foi sancionada uma lei de sua autoria que institui a Semana de Conscientização sobre os Direitos das Gestantes, com evento previsto para o dia 23 de agosto na Praça da República, em parceria com o curso de Direito da Unijuí.
A vereadora também ressaltou a boa relação com o Executivo Municipal, destacando a parceria com o prefeito Andrei Cossetin, o vice-prefeito Marcos Barriquello e os secretários municipais. Para o segundo semestre, Alexandra pretende manter o foco em áreas como saúde, educação e direitos das mulheres, com o compromisso de continuar próxima da comunidade e atenta às suas demandas.