Busca rápidaX

Vereadora Alexandra Lentz comemora ações encaminhadas para a área da saúde

14 de agosto de 2025

Vereadora Alexandra Lentz comemorou aprovação de projeto de sua autoria sobre oferta de leitos separados para mães de natimortos ou com óbito fetal, na rede pública municipal de Ijuí. Em entrevista à Rádio Progresso, explicou que esta indicação ocorreu em função de ouvir demandas da comunidade sobre estas situações.

Disse que foi procurada por algumas mulheres que perderam seus bebês por falta deste atendimento especial. Segundo a vereadora, as famílias ficam na expectativa para o nascimento de um filho e muitas vezes a criança acaba falecendo por não existir sistema de acolhimento.

Alexandra destacou que a matéria agora deve ser sancionada pelo prefeito Andrei Cossetin. Com esta decisão, estas mães receberão um atendimento mais humanizado e respeitoso. Com esta medida, estas pacientes poderão ficar em um quarto privado, podendo receber uma atenção melhor, inclusivo pelos familiares.

Outro encaminhamento feito pela vereadora, é referente a semana da conscientização dos direitos das gestantes. Esta matéria ela encaminhou a partir de um pedido de estudantes de vários cursos da Unijuí. Com isto, sábado, dia 16, das 9 as 13 horas, várias instituições estarão reunidas na Praça da República, onde estará em debate temas relacionados ao aleitamento materno.

Esta proposta foi encaminhada para a secretaria de saúde que organizou uma série de ações com participação de diversos setores da comunidade. A iniciativa integra a Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Gestantes e o Agosto Dourado, reunindo parceiros para ampliar o acesso à informações e serviços de saúde.

Será realizada a vacinação contra a gripe e testes rápidos ( Hepatite B e C, sífilis e HIV) para toda população. Também haverá orientações sobre a importância do aleitamento materno e direito das gestantes. A imunização contra a gripe é para toda a população, mas é muito importante que os grupos de risco busquem a vacinação, principalmente as crianças.

É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação, caderneta da gestante e documento de identificação. A ação é promovida pela Prefeitura de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Coordenadoria da Mulher, Unijuí, HCI, Programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz, CEREST e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!