Busca rápidaX

MANCHETES

Vereadores aprovam que prefeitura faça obras na BR 285

17 de outubro de 2022

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, dois projetos encaminhados pelo executivo em regime de urgência, que tratam sobre obras no sistema viário federal e estadual. Um propõe alteração da lei para viabilizar o projeto, o segundo se refere à execução.
De acordo com a justificativa do projeto número 1.745/2022, o objetivo é realizar obras de infraestrutura viária em área de domínio da BR 285, entre o Parque de Exposições e o Aeroporto Municipal e entre a empresa Letsara e a “Faixa Velha”. O objetivo final é a implantação do Distrito Industrial.
Cleuton Rolim (PDT) votou favorável e falou sobre a importância da implantação de novas empresas para o desenvolvimento econômico do município.
Apesar de votar favorável, Josias Pinheiro questionou a necessidade do serviço, já que as obras em questão estão previstas na implantação das paralelas da BR 285. “O que questionamos é se não estamos autorizando a execução de um serviço que vai se perder depois, contudo, jamais serei contra o desenvolvimento do nosso município”.
O líder do governo, Bira Erthal (PL), falou que o projeto é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do município. “É importante que a abertura dessas vias paralelas aconteça. Não acredito que vamos perder esse recurso, pois acredito que quando chegarmos ao ponto de termos a execução das paralelas pelo DNIT, já teremos uma parte do trabalho feito”. O vereador explicou que o projeto em questão não prevê pavimentação das vias, somente a abertura das mesmas, para que o acesso às empresas seja facilitado e possível.
O vereador Marildo Kronbauer (PDT) sugeriu que o projeto seja estendido para contemplar o trecho entre o posto 44 e o acesso à rua José Gabriel.
Já Cesar Busnello (PSB) criticou o prefeito Andrei Cossetin por colocações contra os parlamentares e reiterou que, mesmo o envio do projeto tendo sido em regime de “urgência urgentíssima”, os parlamentares votaram. “Um projeto com uma envergadura de R$ 1,7 milhão, ser votado em regime de urgência… Eu quero chamar a atenção do prefeito para que pare de falar bobagem e ser mentiroso, quando diz que os vereadores não estão preocupados com Ijuí. Ele ainda é imaturo para a função que exerce e não sabe conviver com o legislativo”.

Paulo Braga (PDT) lembrou os congestionamentos que se formaram em alguns dias da 1° Exposição Festa Internacional de Ijuí (EXPOFEST) para reforçar a importância da implantação das paralelas da BR 285. “Infelizmente esperamos, há tanto tempo, pela concretização deste sonho que é de toda a comunidade. Precisamos cobrar dos nossos deputados, já que o executivo está, mais uma vez, cumprindo uma obrigação do governo federal”.

O presidente da Câmara, Matheus Pompeo de Mattos, também falou sobre o projeto. “Infelizmente a implantação das paralelas ainda não está concretizada, inclusive houve, no ano passado, o esforço de alguns deputados do Rio Grande do Sul, para que tivesse andamento”. O vereador criticou, na oportunidade, a atitude do Deputado Giovani Cherini (PL), que direcionou recursos para outro trecho da BR 285, que não em Ijuí.

No mesmo sentido que discursou Busnello. Beto Noronha (PT) cobrou mais respeito do executivo com a câmara, reforçando a importância do diálogo para a aprovação de projetos importantes para o município, como o em questão.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!