O vereador César Busnello apresentou na sessão semanal da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (17) uma solicitação de desarquivamento da Frente Parlamentar em defesa das universidades comunitárias em Ijuí, referente ao Projeto de Resolução de 21 de dezembro de 2021, para fins de dar continuidade aos trabalhos. Segundo o edil, na terça-feira da semana passada ele esteve junto com representantes da reitoria da Unijuí e mais 13 universidades comunitárias do estado para acompanhar a abertura de uma comissão especial na Assembleia Legislativa. A iniciativa é do deputado Rafael Braga (MDB) e tem como principal objetivo discutir questões envolvendo o acesso à universidade e buscar alternativas para garantir o cumprimento do preceito constitucional que determina a aplicação de 0,5% da receita líquida do estado no ensino superior. Segundo ele, as matrículas nas instituições comunitárias vinham em queda antes da pandemia, tendência que se acelerou durante a crise sanitária.
Essa comissão, segundo Busnello, terá apoio do governo do estado que já sinalizou a abertura de 1000 vagas na área de licenciatura para professores, com matrículas subsidiadas pelo estado, para suprir a demanda de professores nessa área, projeto que está em construção pelo governo do estado.
A vereadora Bruna Gubiane reforçou a importância da pauta e lembrou que no ano passado, quando Eduardo Leite e Gabriel Souza estiveram em Ijuí, foi entregue em mãos uma demanda muito antiga dos estudantes, referente a pauta das universidades comunitárias. Segundo ela, o estado tem todas as condições para criação de bolsas. Ela defendeu a criação de uma frente municipal para reforçar o pedido e impedir que universidades comunitárias fechem suas portas. O vereador Bira Erthal também usou a tribuna para apoiar a pauta.