O vereador ijuiense Beto Noronha (PT) propôs ontem (17) durante sessão no legislativo ijuiense, uma moção de apoio ao Projeto de Lei 219/2023 do Deputado Jeferson Fernandes (PT) que visa instituir a Política Estadual de Prevenção à Violência Escolar no Rio Grande do Sul. A iniciativa, que parte de experiências e estudos relacionados às áreas de segurança e de educação para a paz, tem como objetivo garantir a proteção dos professores, funcionários e estudantes nos ambientes escolares.
Em sua fala, o vereador Beto Noronha salientou a importância das iniciativas que vem sendo tomadas no Rio Grande do Sul e no Brasil após a sensação de insegurança tomar conta da população, no entanto, segundo o edil, não bastam apenas respostas imediatas, é necessário pensar no futuro. “A questão da segurança é ligada a muitos outros fatores, como a infraestrutura das escolas e valorização dos trabalhadores como um todo, precisamos ampliar esse debate”. Nesse sentido, Noronha antecipou que no dia 12 de maio haverá uma audiência pública em Ijuí com as participações das comissões da assembleia legislativa, para aprofundar esse debate com os diferentes segmentos da sociedade. Noronha também disse que o número de efetivo que atua hoje na Brigada Militar de Ijuí é “totalmente insuficiente para atender a população do município”.
O vereador presidente da Câmara, Paulo Braga, afirmou que muitas escolas de Ijuí não tem condições dignas de atender as crianças, nem os funcionários e nem os pais, citando que muitas delas não possuem nenhum muro, o que aumenta ainda mais a insegurança.
Diante da repercussão do assunto, ficou definida que a referida moção será de autoria de todos os vereadores.