Busca rápidaX

Vereadores de Ijuí solicitam investigação sobre taxa de esgoto de 70% do consumo de água

28 de novembro de 2024

Os vereadores César Busnello (PDT) e Beto Noronha (PT) protocolaram, nesta quinta-feira (28,) um pedido ao Ministério Público do Rio Grande do Sul para a abertura de um inquérito civil sobre a cobrança considerada abusiva da taxa de esgoto em Ijuí. A tarifa, que corresponde a 70% do valor da água consumida, tem gerado reclamações entre os moradores, que consideram o valor desproporcional e injusto.

Os vereadores, que entregaram também um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas, argumentam que a cobrança não é compatível com a quantidade de esgoto gerado pelas residências e que o valor fere os direitos dos consumidores. Além disso, destacam a falta de medidores específicos para o esgoto, o que torna a cobrança ainda mais imprecisa.

A solicitação do inquérito civil visa investigar a legalidade da cobrança e, se necessário, buscar uma revisão da tarifa de forma justa para a população. A abertura da investigação também tem o objetivo de evitar um grande número de ações individuais, centralizando a questão no Ministério Público. O caso agora aguarda análise do órgão.