Busca rápidaX


Veterinário esclarece dúvidas sobre morcegos após caso de raiva bovina em Coronel Barros

11 de janeiro de 2025

Das mais de 180 espécies de morcegos que existem, apenas três são hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue. E são esses últimos que transmitem a raiva, especialmente em bovinos. Nessa semana, foi confirmado caso de raiva bovina num animal de propriedade em Rincão dos Pampas, interior de Coronel Barros. Diante disso, o bovino foi abatido.

O médico veterinário da Inspetoria Veterinária de Augusto Pestana, Paulo Afonso Anezi Júnior, disse que a grande maioria dos morcegos não apresenta risco para animais e pessoas e alimentam de frutas, insetos, dentre outros. Em muitos casos, esses demais morcegos são encontrados, por exemplo, em casas e prédios. Ele pede que as pessoas não matem esses animais. Existem, inclusive, espécies de repelentes naturais para afastar os morcegos de imóveis.

Em relação ao registro de raiva bovina em Coronel Barros, Paulo Afonso Anezi Júnior, esclarece que é fundamental que agricultores num raio de aproximadamente cinco quilômetros vacinem os bovinos contra a raiva. Também devem avisar o serviço veterinário, caso localizem morcegos ou furnas onde se escondem.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí