Busca rápidaX

MANCHETES

Vice-presidente de Cultura apresenta vasta programação para Expofest Ijuí 2025

26 de setembro de 2025

A Expofest Ijuí 2025 traz uma programação cultural ampla, que começa em 9 de outubro e vai até 19 do mesmo mês, com atrações locais, nacionais e internacionais. A vice-presidente de Cultura da Expofest e da UETI (União das Etnias de Ijuí), Luciana Ojczenasz Schmidt, detalhou nesta sexta-feira, 26, os destaques do setor cultural do evento.

Segundo Luciana, a Expofest se consolida como o maior evento multiétnico do Brasil e o maior multicultural do Rio Grande do Sul, refletindo a diversidade cultural do município de Ijuí, fruto do movimento étnico local. Ela ressaltou que sua atuação é voluntária, contando com uma equipe dedicada para garantir qualidade ao público.

O município tem reconhecimento nacional e internacional como “capital das etnias”: nacionalmente por meio do congresso nacional, e mundialmente pelo título conferido pela IOVI, braço da ONU, que atua em diversos países.

A programação cultural ocorrerá em dois palcos principais:

Palco das Etnias: voltado às etnias presentes na feira (os 13 centros culturais tradicionais, mais quatro núcleos novos), além de grupos internacionais. Estarão presentes grupos da Argentina, Uruguai, Itália, Tchéquia, Japão, Letônia e Portugal, entre outros, além de artistas locais. São esperados mais de 40 grupos de dança e canto.

Palco Mundo: espaço para shows e apresentações de variados gêneros. Estão confirmados grupos locais, participações de bandas como Valência, Elis e Elas, Éxodo, André Felipe e Gabriel, William Zardim e Rafael, Dougliano, Virou Resenha, Grupo de Zoeira, Pagode Tô de Boa, CIA Cadagy; teatro com CIA Teatral Celeiro das Artes, Teatro Ativa Idade; música internacional com Los Callas (Paraguai), Os Ribeiros, Pirisca Gricco; orquestras jovens; atrações de rock urbano, entre outros.

Na Arena de Shows, haverá programação nacional com artistas como Armandinho, Traia Véia, Turma do Pagode e Zé Neto e Cristiano, com ingressos via sistema nacional. Também neste espaço se apresentarão bandas como Terceira Dimensão, Mercosul, e DJs Mia, Icke e Escobar, em parceria com o projeto Impacto Desenvolvimento Cultural.

Outras atividades envolverão gastronomia típica, exibições de trajes, dança, canto, e ações culturais promovidas pelos centros étnicos. Em colaboração com a SMED, ocorrerá a “Rota das Culturas”, em que crianças visitarão as casas étnicas para participar de oficinas e atividades culturais abertas ao público.

Entre as inovações de 2025, está a “Parada Cultural”, em que grupos de dança e canto sairão dos palcos para ruas do Parque de Exposições Wanderley Burmann, com três ou quatro paradas em determinados dias (11,12 e 18 de outubro). Nos sábados da feira ocorrerá também desfile étnico pelas ruas do parque.

Outra novidade será o 4º Geek Festival — edição Expofest — com foco em cultura pop no Dia das Crianças, incluindo encontros de cosplay, desfile e concurso cosplay para Ijuí e região. Os primeiros cosplays serão contemplados com ingresso gratuito ao parque.

Durante o evento haverá seminários sobre patrimônio cultural material e imaterial, com homenagens a instituições e datas locais. Será celebrada a trajetória do Clube Ijuí, os patrimônios culturais de Ijuí, a cultura viva, trabalhos do conselho estadual de cultura e do COMUCI. Também serão realizados encontro de corais em celebração aos 80 anos da ONU e ao compositor Délcio Tavares, além de apresentação de orquestra para comemorar os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!