O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, avaliou na manhã de hoje, 23, durante entrevista para Rádio Progresso de Ijuí, de forma positiva os resultados parciais obtidos no Salão do Conhecimento 2025.
O evento, realizado entre os dias 20 e 23 de outubro, reuniu mais de 1.200 trabalhos apresentados nas áreas de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e MoEduCitec (envolvendo estudantes do Ensino Médio e Fundamental), totalizando mais de 5 mil participantes. As atividades ocorreram de forma presencial e online, nos quatro campi da universidade.
A palestra de abertura, com o tema “Água e Sustentabilidade”, foi transmitida simultaneamente nas unidades da Unijuí, com a promoção de cerca de 40 oficinas de temáticas variadas, abrangendo os mais de 50 cursos de graduação, além de programas de mestrado, doutorado, pesquisa e extensão.
Baggio destacou que o Salão do Conhecimento é um espaço para compartilhar experiências e promover o avanço científico e tecnológico, reforçando a importância da inovação e da aplicabilidade das pesquisas para o desenvolvimento regional. O professor mencionou ainda a relevância do projeto Impulsa Ijuí, que integra governo, sociedade, academia e empresas, como exemplo de parceria voltada à inovação.
Entre as novidades deste ano, o vice-reitor citou o Point of Science, movimento internacional que busca popularizar a ciência em espaços públicos e privados, aproximando a universidade da comunidade. O primeiro evento, considerado o “número zero”, ocorreu na noite de ontem, 22, no Open Gastropub, em Ijuí, e marcou o início de uma série de atividades previstas para 2026, com temáticas voltadas à inovação nos municípios de Ijuí e Santa Rosa. Para Ijuí, a temática deve abranger os setores do agro e saúde.
Na noite desta quinta-feira, 23, serão realizadas de forma online apresentações dos trabalhos do Seminário de Iniciação Científica, Jornada de Extensão, Seminário de Inovação e Tecnologia, Mostra de Iniciação Científica Júnior e Jornada de Pesquisa. O Salão do Conhecimento termina amanhã, 24, celebrando uma semana de integração entre ensino, pesquisa, extensão e comunidade.