De segunda-feira, 06, até sexta-feira, 10, vai acontecer a votação da Consulta Popular deste ano no Rio Grande do Sul. De forma voluntária, os eleitores gaúchos poderão escolher projetos para receber dinheiro do Estado no próximo ano. Cada Corede – Conselho Regional de Desenvolvimento – tem cédula específica de projetos para votação, conforme discussão feita por essas regiões. O Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, abrangência de 11 municípios, possui seis projetos. Os três mais votados receberão recursos.
O primeiro projeto da Consulta Popular na área do Corede Noroeste Colonial se refere ao programa integrado de desenvolvimento rural sustentável. Essa demanda reserva recursos para controle e erradicação da brucelose e tuberculose na bovinocultura em Coronel Barros, Jóia, Pejuçara; desenvolvimento da piscicultura na região do Noroeste Colonial, referente a Bozano; melhoria de acessos às propriedades rurais de Ajuricaba, Augusto Pestana, Catuípe, Condor, Ijuí, Panambi; e recuperação e correção do solo em Nova Ramada.
Outro projeto é sobre desenvolvimento econômico regional, com apoio financeiro para empresas participarem de feiras de negócios em Ajuricaba, Bozano, Coronel Barros, Ijuí, Nova Ramada, Pejuçara; e programa de inovação sustentável para pequenos e médios negócios, referente a Augusto Pestana, Condor, Catuípe, Jóia e Panambi.
Ainda foi definido projeto de apoio à agricultura familiar, com equipamentos para agroindústrias de Augusto Pestana, Bozano, Coronel Barros, Ijuí, Nova Ramada, Pejuçara; construção e melhoria de infraestrutura de açudes, poços e cisternas em Ajuricaba, Catuípe, Panambi; também implantação de estrutura com pavimentação para salas de espera na bovinocultura leiteira em Condor, Jóia.
A quarta proposta que vai estar na lista de votação da Consulta Popular no Corede Noroeste Colonial versa sobre recursos para tratamento veterinário, com vacinação, vermifugação para cães e gatos, esterilização de machos e fêmeas.
Ainda vai constar na lista de votação projeto para proteção e manutenção de nascentes de água. E a sexta ideia a ser disponibilizada para votação é de projeto integrado de turismo sustentável e educação ambiental. Esse projeto defende investimentor num parque permanente temático para melhorar a rota Turística Água, Cultura e Sabores, referente a Catuípe; apoio à qualificação da infraestrutura de roteiros turísticos rurais, culturais e tecnológicos, no que consta a Ajuricaba, Bozano, Jóia, Panambi, Pejuçara; sinalização turística em Condor, Coronel Barros, Nova Ramada; e melhoramento de trilha ecológica em Augusto Pestana e Ijuí.
A votação poderá ser feita pelo site consultapopular.rs.gov.br ou pelo Whatsapp 51 3210-3260. Podem votar todos os eleitores do Rio Grande do Sul e no momento da votação é preciso ter em mãos o título de eleitor. Para o Corede Noroeste Colonial, sediado em Ijuí, o governo gaúcho disponibiliza para a Consulta Popular, 1 milhão, 885 mil reais. O projeto mais votado vai receber 40% ou 754 mil reais. Já o segundo e terceiro com maior número de votos, cada um, vai ter direito a 30%, o que significa 565 mil reais. Algumas administrações municipais disponibilizarão locais para votação.