Busca rápidaX


MANCHETES

Votação da Consulta Popular deste ano reconhece importância da agricultura familiar e agroindústrias de Ijuí e região

23 de dezembro de 2024

Dos quatro projetos aprovados na Consulta Popular deste ano, na área do Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, para receber dinheiro em 2025, dois são direcionados ao segmento agrícola. Um deles, para compra de adubação, além da correção de solo, a fim de atender agricultores familiares, vai contar com orçamento de 345 mil, 714 reais, e ficou em terceiro lugar.

Já em quarto lugar foi aprovado projeto para apoio à agricultura ou agroindústrias familiares, com a compra de equipamentos e veículo para a Fecolônia – Feira Estadual da Agroindústria Colonial, também com montante de 345 mil, 714 reais.

Para o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, Nélson Thesing, isso significa o reconhecimento público da importância da agricultura familiar nos 11 municípios de abrangência da entidade.

Agora, os municípios vão definir critérios para identificar quais produtores vão ser beneficiados, por exemplo, com adubação e correção de solo, e já no mês que vem encaminhar projetos para o governo estadual, visto que os recursos são do orçamento do Estado.

Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Thesing ampliou o assunto durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Ainda ressaltou que referente às verbas para a Fecolônia, os equipamentos deverão servir para melhorar a infraestrutura de todos as agroindústrias que participarem da feira. Nesse caso, a Emater terá função especial, pois é quem leva à frente a Feira Estadual da Agroindústria Colonial. Mesmo com centralização em Ijuí, o presidente do Corede defende que a Fecolonia seja regional, com abrangência de produtores dos 11 municípios do conselho.

Os outros dois projetos aprovados na Consulta Popular desse ano, para região de Ijuí, são destinados à adequação de espaços físicos para atendimento de idosos em Condor e Panambi, e para investimentos nas Apaes de Ijuí e Jóia. A votação da Consulta Popular aconteceu no início deste mês.

No Progresso Rural de ontem pela manhã, Nélson Thesing também falou sobre liberação de dinheiro, neste ano, para projetos aprovados em edições passadas da Consulta Popular no Corede Noroeste Colonial, como recursos para implantar laboratório de controle de água e alimentos, ainda para desenvolver cursos a micro e pequenos empreendedores urbanos e rurais. Nesse último caso, Nélson Thesing entende que também possam participar de qualificação os agricultores familiares e agroindústrias.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí