O interior de Ijuí conta com 30 seções eleitorais, o que vai exigir cerca de 120 pessoas para trabalhar nas eleições municipais de 6 de outubro deste ano. O chefe interino do Cartório Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral, Valdeci Vanderlei da Cunha, ressalta que não haverá mudança de local de seções na área rural ijuiense para o pleito de 2024, em relação às eleições anteriores.
A lista dos mesários, secretários e presidentes de seções já foi divulgada, inclusive o Cartório Eleitoral ijuiense encaminha as convocações para essas pessoas. O envio se dá, especialmente, por whatsapp, mas também pode ocorrer via Correios. Isso vale para o interior de Ijuí, mas também para o perímetro urbano, além dos municípios de Ajuricaba, Catuípe, Bozano, Nova Ramada e Coronel Barros, área de abrangência da 23ª Zona Eleitoral.
Valdeci Vanderlei da Cunha comenta que a partir do início desta semana a Justiça Eleitoral começa contatar pessoas que ainda não confirmaram ter recebido a convocação. Isso porque, pode ocorrer casos em que nomeados trocaram o número de telefone ou outras alterações que impedem a notificação.
Ontem, às 6 horas e 30 minutos, o chefe interino do Cartório Eleitoral de Ijuí ampliou o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Ele focou, especialmente, as eleições municipais referentes à área rural ijuiense, mas também destacou encaminhamentos para o interior dos demais municípios de ação, além do perímetro urbano.
Após receber a convocação, a pessoa tem cinco dias para informar o Cartório se não poderá atuar na eleição. Mas para isso, é necessária comprovação, por exemplo, se for situação de saúde necessita de laudo médico.
No Progresso Rural de ontem pela manhã, Valdeci Vanderlei da Cunha ainda abordou assuntos sobre a forma de encaminhamento, para o Cartório Eleitoral, do resultado da votação, após o fechamento das urnas eletrônicas, às 17 horas, do dia 6 de outubro, treinamento de mesários, dentre outros temas. O Progresso Rural vai ser reprisado a partir das 22 horas de hoje, no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira a entrevista com Valdeci da Cunha: