A chuva intensa que caiu no Rio Grande do Sul nos últimos dias, fez a bacia do rio Uruguai ser uma das mais atingidas. Na região Celeiro, o município de Barra do Guarita é impactado. É o quarto episódio de enchente em menos de dois meses.
O rio Uruguai chegou a 13,68 metros acima do nível normal, ontem pela manhã. Pelo menos 55 famílias que residem nas proximidades dos rios Guarita e Uruguai foram atingidas, oque representa aproximadamente 200 pessoas. Algumas destas famílias foram retiradas das casas e estão abrigadas no centro comunitário. Outras estão em residências de familiares ou amigos. Ontem à tarde, o nível dos rios Guarita e Uruguai começou a reduzir. O serviço de travessia por barca, entre os municípios de Barra do Guarita e Itapiranga, pelo rio Uruguai, este último em Santa Catarina, segue suspenso.
Itapiranga, SC
Já em Porto Xavier, medida desta manhã apontou que o nível do rio Uruguai estava 12,90 metros acima do normal, com aumento de 6 centímetros por hora. Por isso, a travessia de balsa entre Porto Xavier e San Javier, na Argentina, também está parada.
Em Porto Soberbo, município de Tiradentes do Sul, na região Celeiro, a água do rio Uruguai quase atingiu a BR 468, além de chegar perto de casas e prédios comerciais. No município de Esperança do Sul, a cheia do Uruguai inundou, ontem, balneários e estradas, também deixou pontes submersas.