Busca rápidaX

MANCHETES

Com 80 crianças atendidas diariamente, Escola de Educação Infantil do HCI completa 39 anos

24 de junho de 2022

Quase quatro décadas de atuação, contribuindo na formação de centenas de crianças, a Escola de Educação Infantil do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) completa 39 anos neste domingo, dia 26, marcada por uma linda história de pioneirismo, acolhimento, amor, educação, respeito e muita ousadia.

Conta com uma equipe de 13 profissionais, atende diariamente 80 crianças, de 4 meses a 6 anos, e neste ano tem como tema norteador de seu projeto pedagógico “Como é bom ser criança!”.

“Desenvolvemos uma proposta pedagógica que preconiza a formação da criança como cidadão crítico, a participação ativa e autônoma dos sujeitos envolvidos por meio da cooperação e do respeito à diversidade. O cotidiano escolar é marcado por trabalhos individuais e grupos, pesquisas e investigações que fomentam a curiosidade e consolidam as descobertas e aprendizagens significativas”, explica a coordenadora da Escola HCI, Jocelaine Bellé. “O maior ato de amor de uma mãe para seu filho é a amamentação, por isso o incentivo a amamentação é constante e permanente na escola”, lembra.

Para marcar a data, e também juntamente com as comemorações juninas, foi organizado um momento de descontração entre as crianças e professores, que contou com a presença do presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, do vice-presidente, Marco Antônio Sagave, da diretora voluntária, Liane Copetti Ghisleni, e do diretor de Infraestrutura, Rui Protti.

No último fim de semana, durante assembleia geral extraordinária, os sócios do Hospital votaram pela inclusão da Escola HCI no Estatuto Social da Instituição de Saúde. Além disso, a partir deste ano, o educandário também passou a receber recursos do Fundeb, um importante recursos que contribui para sua manutenção e investimentos necessários.

“O HCI mantém a escola por acreditar que é um maravilhoso benefício às colaboradoras mães, que representa a motivação pessoal e a produtividade pela tranquilidade que transmite aos colaboradores enquanto trabalham. Temos orgulho em sermos uma Instituição com importante compromisso social, voltado à humanização no atendimento e que tem como principal missão a vida”, comemora Uggeri.

“A Escola HCI tem mudado muitas vidas, em especial, dos filhos e filhas de nossas colaboradoras. Nos superamos durante o período da pandemia. Não paramos, mas seguimos investindo e nos qualificando. Quero reafirmar a continuidade do trabalho da escola e parabenizá-la por mais uma data e mais um ano de realizações”, ressaltou Sagave.

Ao longo desses anos, são muitas histórias que a Escola HCI ajudou a contar, como a do Artur Potrych Rosamovitz, que frequentou o educandário dos quatro meses aos seis anos de idade. Na época, sua mãe, Oneida, era colaboradora no setor de Imagenologia. Aos 37 anos, formado em Administração, com MBA em Gestão Financeira e pós-graduando em Gestão Hospitalar, atualmente é o coordenador da Tesouraria na Instituição de Saúde. . “Minha história profissional se confunde com minha própria história pessoal e do HCI, sou muito feliz onde estou e grato pelas oportunidades e confiança”,  destaca Artur, que é colaborador no Hospital há 17 anos, tendo iniciado na Recepção do Cacon. 

Fonte: HCI/RPI
error: Conteúdo protegido!