Busca rápidaX


MANCHETES

Ijuí começará nesta terça-feira mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti

6 de novembro de 2023

A Vigilância Ambiental da prefeitura de Ijuí vai começar, nesta terça-feira, 07, o mutirão de limpeza para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezeta, esclarece que haverá recolhimento apenas de materiais que podem acumular água, como potes, garrafas, pneus, vasos, máquinas de lavar roupas, geladeiras e outros. Com isso, não serão recolhidos galhos e outros produtos, o que deverá ser feito em outra oportunidade.

O mutirão contra o Aedes aegypti vai iniciar amanhã e seguir pelos próximos dias, até passar por todos os bairros e centro da cidade. A ação vai começar pelo bairro Getúlio Vargas e seguir no sentido horário, ou seja, após pelos bairros Alvorada, Luíz Fogliatto, Boa Vista, Tancredo Neves, Colonial e demais.

Rinaldo Pezeta ainda observa que o mutirão acontecer em pontos mapeados pelos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, ou seja, locais de maior presença de materiais ou de outros problemas. Juntamente haverá dois caminhões para carregar os produtos e dar a destinação correta.

Pezeta ressalta que desde o mês passado até agora não tem registro de pessoas com dengue em Ijuí. Isso demonstra que no momento não ocorre circulação desse vírus no município. Os últimos registros positivos da patologia são de setembro. No entanto, o coordenador da Vigilância Ambiental de Ijuí pede que a comunidade colabore, não jogue lixo na natureza e evite água parada, pois é onde o inseto se desenvolve.

Neste ano, Ijuí registrou epidemia de dengue, especialmente no verão até final de maio. Desde primeiro de janeiro de 2023, são 4.728 casos confirmados da doença. O município só perde para Santa Maria, que está em primeiro lugar, e Porto Alegre, em segundo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!