Busca rápidaX

Inverno terá influência do La Niña e períodos de frio intenso na região de Ijuí

21 de junho de 2022
Localidade de São João, interior de Augusto Pestana, durante geada recente

O fenômeno climático La Niña, que influência para redução de chuvas, deve persistir até a primavera deste ano, segundo disse hoje pela manhã durante entrevista na RPI a meteorologista, Camila Cardoso. Com isso, o La Ninã segue durante o inverno que começou oficialmente às 6 horas e 14 minutos de hoje.

Para Ijuí e região, Camila Cardoso enfatizou que a previsão é de períodos de chuva, intercalados por dias de tempo seco com baixas temperaturas. Nesses períodos sem chuva, a tendência é de geadas amplas, com temperaturas próximas de zero grau. A média de temperaturas mínimas deverá ser de 8 a 10 graus e máximas de 18 a 20 graus. A meteorologista frisa que em razão de momentos longos de tempo seco, as geadas poderão ser bastante intensas. Além disso, pela sequência do La Niña, existe risco de geadas tardias no mês de setembro, o que pode prejudicar o trigo na região de Ijuí.

Mesmo com o fenômeno La Ninã, os períodos de chuva poderão ter alto acumulado, com precipitações climáticas no inverno próximo ao normal para o período. Em municípios mais ao Sul de Ijuí as chuvas poderão ficar abaixo da média. O mês que vem deverá ter duas ou três massas de ar polar na região de Ijuí, a primeira após o atual período de chuva, ou seja, na virada de junho para julho. Em meados do próximo mês a previsão é de fortes geadas. Camila Cardoso ainda observou a possibilidade de que o inverno, em Ijuí e região, tenha temporais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!