Busca rápidaX

Projeto Cruz Alta para Frente – Jovens Ativos, Novas Oportunidades inicia no município

25 de maio de 2022

A Prefeitura de Cruz Alta iniciou o projeto Cruz Alta para Frente – “Jovens Ativos, Novas Oportunidades”, uma parceria entre secretarias do município e órgãos promotores de ações sociais. Fazem parte as Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, e Coordenadoria Cultura. O público-alvo são trinta crianças na faixa etária dos 11 aos 16 anos de Idade, provenientes dos CRAS – Mãe e CRAS – Sol, divididas em turnos respectivos e contrário ao seu turno escolar.

Segundo Fernando Danni Trentini, Coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, o programa surgiu diante da necessidade de uma complementação e um acompanhamento de um determinado grupo de crianças e adolescentes do município de Cruz Alta, os quais inspiram mais cuidados devido a suas particularidades e situações de vulnerabilidade social e violência.

Fernando salientou a importância de momentos de interação social e valorização do contexto geral da formação do ser humano, “especialmente crianças e adolescentes, pois nesta fase, estão sendo construídas as boas referências que deverão ser direcionadas e seguidas para as suas vidas.”

Neste sentido, o contexto escolar é muito importante, porém as atividades e projetos que contemplem uma ocupação de forma orientada para as crianças e adolescentes direcionadas as áreas do esporte, artes, cultura e programas de saúde são fundamentais para a complementação destas crianças, proporcionando também um espaço de ensino e aprendizagem onde se constroem arcabouço de oportunidades que agregam ao processo educacional e de convivência.

As atividades são ministradas por monitores, estagiários e professores das secretarias parceiras tendo como objetivo agregar as ações específicas de cada área e de cada secretaria, sendo trabalhado as ações esportivas e lutas, ações de arte e cultura, ações  de  auxílio pedagógico e ações de  saúde. A metodologia segue de acordo com as faixas etárias propostas nos planejamentos ocorrendo assim uma conexão com os professores de outras áreas e secretarias, para um acompanhamento mais detalhado dos alunos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Prefeitura Municipal
error: Conteúdo protegido!